/* title to get the post title */ function getPageTitle() { global $wp_query; return get_post_title($wp_query->post->ID); } /* Add shortcode */ add_shortcode('page_title', 'getPageTitle');

“Mental Gym em Casa” é o nome de um novo projeto da Mutualista Covilhanense que, a partir de novembro, vai proporcionar estimulação cognitiva aos seniores do seu Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). O novo serviço, a prestar gratuitamente, vai levar com regularidade a psicóloga da Instituição a casa dos utentes, com exercícios e dinâmicas personalizados a cada um, com o objetivo de preservar habilidades cognitivas essenciais para que possam continuar durante o máximo de tempo possível a realizar autonomamente as suas atividades quotidianas. O objetivo é evitar ou adiar a institucionalização, promovendo o “ageeing in place” (envelhecer em casa)”.

A Instituição está já a realizar avaliações aos primeiros utentes que vão integrar o “Mental Gym em Casa” e que passarão a realizar estimulação cognitiva uma vez por semana. Cada sessão terá uma duração média de 40 minutos. Este programa trabalhará, em blocos de 10 sessões individuais, as aptidões cognitivas com o propósito de melhorar competências relacionadas com memória, orientação, cálculo, linguagem e planeamento, essenciais para a realização de atividades do dia-a-diacomo ir ao supermercado ou cozinhar. Ao longo das 10 sessões e também no final, serão efetuadas várias avaliações, para medir os efeitos da estimulação nas aptidões cognitivas de cada sénior e readaptar o programa às suas necessidades.

«A sociedade em geral e as instituições em particular, que atuam na área da 3ª Idade, têm de se saber adaptar aos novos desafios que nos são colocados no que respeita à longevidade, ao envelhecimento ativo e à crescente tendência do “envelhecer em casa”, criando respostas não só para o bem-estar físico dos nossos seniores, como também para a sua saúde mental», afirma o Presidente da Direção da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva. «Ao alargarmos a assistência que prestamos ao domicílio com este programa, estamos a dar passos importantes nesse sentido, combatendo as demências e melhorando a qualidade de vida das pessoas», acrescenta o dirigente.

A Mutualista Covilhanense tem vindo ao longo dos últimos anos a criar espaços e projetos nas suas instalações com vista à promoção da saúde mental e ao combate às demências. Desde junho de 2017 que dispõe de uma sala snoezelen totalmente equipada e de um Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA). O“Mental Gym em Casa” funcionará, sempre que necessário, em articulação com aqueles dois equipamentos.

A Mutualista Covilhanense dispõe de Serviço de Apoio Domiciliário há 20 anos, servindo atualmente 65 pessoas, às quais presta cuidados de higiene e conforto pessoal, higiene habitacional, fornecimento de refeições e tratamento de roupa. Os utentes mais autónomos têm também a possibilidade de participar em atividades de animação sociocultural que se realizam nas instalações da Mutualista, bem como em passeios organizados pela Instituição. A Associação tem 40 utentes em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e 36 em Centro de Dia.

Share This