/* title to get the post title */ function getPageTitle() { global $wp_query; return get_post_title($wp_query->post->ID); } /* Add shortcode */ add_shortcode('page_title', 'getPageTitle');

O projeto da Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Psicológico e Social da Mutualista Covilhanense recebeu, a 20 de novembro, mais uma distinção: o 1º lugar do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro na categoria “Saúde +”, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em estreita colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra. A cerimónia de entrega de prémios decorreu em Coimbra, no Convento de São Francisco, durante o 6º Congresso Regional de Envelhecimento Ativo e Saudável.

A distinção surge no mês em que o projeto, implementado a 19 de Novembro de 2016, faz exatamente dois anos. O Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável visa divulgar e reconhecer bons exemplos que promovam o envelhecimento ativo e saudável na região, sejam eles do setor público ou privado. Nesta segunda edição, a organização recebeu 148 candidaturas, oriundas de 59 dos 100 municípios deste território, em três categorias distintas: “Conhecimento +, “Saúde +” e “Vida +”. Antes do Congresso, a organização anunciou os três finalistas de cada uma das categorias e convidou os seus promotores a integrar os diferentes painéis do evento, apresentando os seus projetos, tendo revelado os vencedores apenas no final.

«Vencermos este Prémio e sermos apontados como uma boa prática a seguir na área do envelhecimento ativo e saudável pelo projeto da Unidade Móvel, por um organismo como a CCDRC, representa para nós um importante reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos dois anos, o que nos motiva ainda mais para os desafios que se avizinham, como é o caso da implementação na nova Oficina de Atividades», afirma Nelson Silva, presidente da associação. Durante a sua intervenção no Congresso, Nelson Silva anunciou que a Oficina de Atividades, nova valência da Unidade Móvel, «arrancará já no final deste mês», no dia 29.

A Oficina de Atividades, que tem o apoio do Grupo Fidelidade, no seguimento do prémio Fidelidade Comunidade ganho pela Associação em maio passado, inclui dois ateliês temáticos, um de Exercício Físico e outro de Informática/Multimedia, que a Associação levará com regularidade semanal às localidades servidas pela Unidade Móvel de Saúde.

Atualmente, a Unidade Móvel de Saúde serve com regularidade 10 localidades do concelho da Covilhã: Aldeia de São Francisco de Assis, Barroca Grande, Minas da Panasqueira, Cambões, Vale de Cerdeira, Casal de Santa Teresinha, São Jorge da Beira, Trigas, Verdelhos e Pereiro. A equipa multidisciplinar do projeto inclui um médico de clínica geral, uma enfermeira, uma farmacêutica, uma técnica social, uma psicóloga e, através de uma parceria com um privado, um optometrista e um audiologista. Com a implementação da Oficina de Atividades, a equipa passará também a contar com um profissional de Educação Física e ainda com um técnico das áreas de Informática e Multimedia.

 

Share This