/* title to get the post title */ function getPageTitle() { global $wp_query; return get_post_title($wp_query->post->ID); } /* Add shortcode */ add_shortcode('page_title', 'getPageTitle');

Ativado a 10 de março, o Plano de Contingência da Mutualista Covilhanense reúne um conjunto de medidas de proteção, de prevenção e de atuação no âmbito da situação excecional provocada pelo novo coronavírus. É um Plano de Contingência em constante atualização, acompanhando a evolução da pandemia, as medidas decretadas pelo Governo e as orientações da Direção-Geral de Saúde e, no caso da Farmácia, também do Infarmed.

A salvaguarda da saúde e bem-estar dos seniores institucionalizados e dos seus funcionários é nesta altura a grande prioridade, assim como dos associados e público em geral que procuram a nossa Farmácia e os serviços mínimos do nosso Centro Clínico.

Parte dos funcionários da zona administrativa e técnica estão em teletrabalho, desde 16 de março. Mas a grande maioria dos funcionários da Associação está ao serviço, dada a natureza da sua atividade (Apoio à 3º Idade e Saúde), estando a ser seguidas as orientações da Direção-Geral de Saúde, designadamente ao nível da autoproteção e também da higienização dos espaços. Neste contexto de crise, o Terceiro Setor cumpre o seu papel. A Mutualista Covilhanense está ao lado dos associados, dos utentes e seus familiares e dos covilhanenses.

No que respeita às medidas relacionadas com o atendimento ao público e ao relacionamento com os seus associados e utentes, com o objetivo de combater a propagação da Covid-19 e de proteger todos, destacam-se:

1. FARMÁCIA

NOVO HORÁRIO. A Farmácia tem um novo horário de funcionamento. De 2ª a 6ª-feira o horário é: 9h-13h30 e 14h30-19h. Ao sábado é: 9h-13h (encerrada à tarde).

ATENDIMENTO AO POSTIGO. O atendimento é feito ao postigo. A Farmácia da Mutualista Covilhanense montou um balcão à entrada da Farmácia, com um acrílico na zona frontal e postigo.

SERVIÇO DE ENCOMENDA E AGENDAMENTO DE LEVANTAMENTO DE MEDICAMENTOS. Para um atendimento mais rápido, mais eficaz e mais seguro, a Farmácia da Mutualista Covilhanense criou um serviço de encomenda e agendamento de levantamento de medicamentos, disponível através de telefone (nº 275 327 353) e e-mail (farmacia@mutualistacovilhanense.pt). O objetivo é evitar deslocações desnecessárias, enquanto a nossa equipa garante que tudo estará pronto na hora do levantamento.

SERVIÇO “FARMÁCIA À SUA PORTA”: ENTREGAS GRATUITAS AO DOMICÍLIO. Serviço de entregas de medicamentos e outros produtos farmacêuticos em casa, para a cidade da Covilhã, com o objetivo de apoiar os grupos de risco – idosos, doentes crónicos, imunodeprimidos – e incentivar as pessoas a ficarem em casa. As encomendas podem ser feitas por telefone (nº 275 327 353) e/ por e-mail (farmacia@mutualistacovilhanense.pt).

Todas as recomendações e indicações visíveis no local devem ser cumpridas, bem como as instruções das nossas equipas, nomeadamente ao nível da distância de segurança (2 metros).

2. APOIO À 3ª IDADE – ERPI, CENTRO DE DIA E SAD

VISITAS SUSPENSAS NA ERPI e HORÁRIOS PARA VIDEOCHAMADAS E TELEFONEMAS. As visitas aos utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) estão suspensas desde o dia 16 de março. Estão proibidas as entradas e saídas de utentes da ERPI. Seniores e familiares / amigos podem continuar a ver-se via skype e whatsapp, através do nº 927 492 559, entre as 14h e as 17h. No caso do contacto telefónico, o nº é o 275 310 870 e o horário é: 10h-11h30 e 14h-17h.

UTENTES DO CENTRO DE DIA NOS DOMICÍLIOS. Os utentes do Centro de Dia estão nos seus domicílios, onde continuamos a garantir-lhos os serviços mínimos (alimentação e medicação).

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO SEM ALTERAÇÕES DE FUNCIONAMENTO. O Serviço de Apoio Domiciliário prestado a seniores continua, sem alterações de funcionamento.

3. SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

ATENDIMENTO TELEFÓNICO E ONLINE. O atendimento ao público na Secretaria/Receção é realizado via telefone (nº 275 310 870) e email (geral@mutualistacovilhanense.pt). O atendimento presencial é realizado em situações excecionais, devendo primeiramente ser efetuado contacto telefónico, para marcação.

4. CENTRO CLÍNICO

ESPECIALIDADES MÉDICAS SUSPENSAS, EXCETO CLÍNICA GERAL E GABINETE DE ENFERMAGEM (SITUAÇÕES PREMENTES). Estão suspensas as especialidades de Medicina Dentária, Cardiologia, Psicologia, Acupuntura e Nutrição. O Centro Clínico continua aberto para consultas de Clínica Geral, para atendimento aos seus associados, e para o Gabinete de Enfermagem, mas apenas para situações prementes e mediante marcação (nº 275 310 875).

POSTO DE COLHEITAS ENCERRADO. O Posto de Colheitas da Germano de Sousa, localizado no Centro Clínico da Mutualista Covilhanense, encontra-se encerrado.

Todas as recomendações e indicações visíveis no local devem ser cumpridas, bem como as instruções das nossas equipas, designadamente ao nível da distância de segurança delimitada no chão.

5. Unidade Móvel de Saúde

RASTREIOS E OFICINA DE ATIVIDADES SUSPENSOS. A iniciativa itinerante Oficina de Atividades, que abrange os ateliês semanais de Exercício Físico e Mutimedia/Informática, está suspensa. Igualmente suspensa está a realização de rastreios cardiovasculares.

ACOMPANHAMENTO MÉDICO À DISTÂNCIA. O serviço médico (Clínica Geral) da Unidade Móvel de Saúde mantém-se, mas com acompanhamento à distância e em articulação com as Juntas de Freguesia. Em situações prementes, poderão ser realizadas consultas presenciais no Centro Clínico da Mutualista Covilhanense, mediante marcação. Existe uma linha telefónica disponível para apoio aos utentes do serviço da Unidade Móvel de Saúde.

ACOMPANHAMENTO FARMACÊUTICO E ENTREGA DE MEDICAMENTOS AO DOMICÍLIO. Mantém-se o acompanhamento farmacêutico, com uma linha telefónica disponível, e são realizadas entregas de medicamentos nas aldeias.

6. GABINETE DE AÇÃO SOCIAL

O Gabinete de Ação Social mantém o funcionamento, devendo ser contactado por telefone (nº 275 310 870).

7. ASSEMBLEIAS GERAIS CANCELADAS

Ao abrigo do artigo 18º do Decreto- Lei nº10/2020 de 13 de março, a Assembleia Geral Ordinária de análise, discussão e votação do Relatório e Contas de 2019 que estava agendada para dia 26 de março de 2020 foi cancelada, tal como a Assembleia Geral Extraordinária prevista para o mesmo dia. Serão oportunamente reagendadas.

Share This