/* title to get the post title */ function getPageTitle() { global $wp_query; return get_post_title($wp_query->post->ID); } /* Add shortcode */ add_shortcode('page_title', 'getPageTitle');

A Mutualista Covilhanense foi uma das seis entidades vencedoras da edição de 2020 do “Programa Mais Ajuda”, através do qual o Lidl apoia anualmente projetos de inovação social de IPSS e de startups, em parceria com as rádios Renascença, RFM e Mega-Hits e ainda com a Beta-i. O projeto chama-se “Mutualista com as Crianças nas Aldeias” e é uma reedição de um programa de saúde infantil que executou há uns anos, mas agora com mais uma vertente associada, a da educação ambiental, a dinamizar com recurso a um videojogo 3D, e é direcionado para as freguesias rurais do concelho.

Os vencedores foram anunciados hoje no programa “Nunca é Tarde” da Rádio Renascença, com participação da ministra Ana Mendes Godinho. Foram selecionados projetos de três startups e de três IPSS, escolhidos entre mais de 700 candidaturas por um júri constituído por Filipe Almeida, Presidente do Portugal Inovação Social, Luís de Melo Jerónimo, Diretor dos Programas Gulbenkian, Pedro Rocha Vieira, CEO e co-fundador da Beta, Isabel Figueiredo, do Grupo Renascença, e Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação do Lidl Portugal. Ao vencer o “Mais Ajuda”, a Mutualista Covilhanense recebe 22.500 euros para concretizar o seu projeto, que será implementado a partir de setembro e envolverá um total de 90 crianças em idade escolar, das quais 30 do pré-escolar e 60 do 1º ciclo do ensino básico.

“É para a nossa Associação uma grande honra vencer este programa”, afirma o Presidente da Direção da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva, ao sublinhar que “este era um projeto que tínhamos muita vontade de concretizar, até porque a primeira edição do Mutualista com as Crianças em 2016 centrou-se na sede de concelho e agora, graças ao Mais Ajuda, iremos levá-lo às crianças das aldeias”. A primeira edição decorreu nas instalações do edifício-sede da Instituição entre junho e setembro daquele ano, tendo recebido estabelecimentos de ensino e ATL’s, sobretudo da cidade. Nelson Silva explica que “o Mutualista com as Crianças nas aldeias será acoplado ao projeto da Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico”, há quatro anos no terreno.

Tal como em 2016, este novo “Mutualista com as Crianças” contará com vários parceiros e assentará na realização de workshops e sessões temáticas sobre alimentação, saúde oral, saúde visual, proteção solar e emoções, ministrados por profissionais de saúde, aos quais se juntarão nesta edição, paralelamente, sessões ligadas à área do ambiente e à problemática das alterações climáticas. Estas sessões de educação ambiental serão realizadas com recurso a uma ferramenta educativa que será testada no âmbito do projeto. Trata-se de um videojogo de aventura em 3D, denominado de “Clean World”, desenvolvido pela Inklusion, uma empresa da Covilhã.

O “Mutualista com as Crianças nas aldeias” visa estimular hábitos de vida saudáveis desde a infância e, no campo do ambiente, pretende sensibilizar e educar para as questões ambientais.

Share This