/* title to get the post title */ function getPageTitle() { global $wp_query; return get_post_title($wp_query->post->ID); } /* Add shortcode */ add_shortcode('page_title', 'getPageTitle');

A Unidade Móvel de Saúde (UMS) da Mutualista Covilhanense, implementada em 2016, tem servido a população das freguesias rurais do concelho da Covilhã, com especial incidência na mais idosa (mais de 65 anos de idade) e com limitações físicas ou geográficas de acesso.

Em 2020, apesar do condicionamento causado pela pandemia de Covid-19, foram 11 as localidades servidas com regularidade. Foram realizados 467 rastreios / atos de enfermagem, 11 ações de sensibilização, 127 consultas médicas presenciais e 55 videoconsultas.

Depois de um interregno inevitável, por força da Covid-19, a Mutualista retomou a atividade da Unidade Móvel de Saúde no mês de junho, com consultas médicas e rastreio gratuito de glicemia e tensão arterial.

Até agora, foi atendida a população do Sarzedo; as localidades do Couto Mineiro; e Trigais. Nesta última localidade, foram efetuadas consultas médicas junto da população local e, nesta mesma oportunidade, e no âmbito de um projeto desenvolvido em parceria com a UBI, as consultas foram acompanhadas pelo aluno de Engenharia Informática desta universidade, Paulo Gama Barroso, que testou a interface da App de registo com aparelho de ECG (eletrocardiograma). A visita a Trigais ficou ainda marcada pela distribuição gratuita de material informativo disponibilizado pela seguradora Fidelidade.

Em julho, a Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense irá dar continuidade às atividades habituais nas localidades mais distantes do centro da Covilhã.

Share This