Está a funcionar, na Avenida de Santarém (Covilhã), uma nova valência criada pela Mutualista Covilhanense em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, com o objetivo de promover a integração dos migrantes no concelho e na região: o Balcão do Migrante. Aberto de segunda a sexta-feira, o Balcão do Migrante realiza acompanhamento especializado em várias vertentes, como a documental e a jurídica, além de realizar ações no âmbito social, cultural e de intercâmbio.

O Balcão do Migrante está instalado no rés-do-chão da Casa Moura, edifício pertencente à Mutualista Covilhanense que nos pisos superiores alberga o Centro de Acolhimento Especializado (CAE) da Associação e que há cerca de um ano, desde 15 de dezembro de 2020, recebe Crianças e Jovens Não Acompanhados (CJNA), que chegam a campos de refugiados sem pais ou familiares adultos, num total de 25 até agora, de várias nacionalidades – no âmbito de um compromisso assumido pelo Estado português perante a União Europeia, com a instituição a promover a sua integração e autonomização.

“O Balcão do Migrante é uma nova realidade que surge na sequência da desafiante e enriquecedora experiência que a Mutualista Covilhanense foi desenvolvendo ao longo deste último ano na área das migrações e da ajuda humanitária através do projeto da Casa de Acolhimento Especializada e, também, com o natural aprofundamento da relação institucional com o Alto Comissariado das Migrações”, explica Nelson Silva, presidente da Direção da instituição. Estes dois projetos na área das migrações “levaram inclusive a associação a criar internamente o novo Departamento de Migrações, Integração, Cidadania e Impacto Social”, acrescenta Nelson Silva.

Aberto nos dias de semana das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, o Balcão do Migrante auxilia em várias burocracias relacionadas com legalização e preenchimento de documentos, na procura de emprego e de alojamento, na inscrição em creches e escolas, entre muitos outros. Realiza atendimento mediante marcação prévia. O endereço de e-mail é balcao.migrante@mutualista-covilhanense.pt e o contacto telefónico é o nº 926 470 634.

Share This