Através da sua Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico, a Mutualista Covilhanense começou, no último dia 16 de março, a levar médico de clínica geral às populações do Barco e da Coutada, uma vez por mês, em parceria com a União de Freguesias. 

Esta iniciativa mensal no Barco e na Coutada visa proporcionar aos residentes nas duas localidades mais um meio de acesso a consultas médicas, que são gratuitas para os beneficiários, “sempre numa ótica de complementaridade aos serviços públicos de saúde que existem na freguesia, como acontece noutras em que já atuamos”, sublinha o presidente do Conselho de Administração da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva.

“Será uma mais-valia, na medida em que permitirá às pessoas terem acesso, de outra forma, a cuidados de saúde”, afirma por sua vez o presidente da União de Freguesias de Barco e Coutada, Vítor Fernandes. A aldeia do Barco tem médico do SNS duas vezes por semana e a da Coutada uma, mas em ambas com limite de número de consultas.

Antes da introdução do serviço da Unidade Móvel de Saúde nas duas aldeias, houve um primeiro contacto com as populações, no sábado anterior, através de ações que tiveram como objetivo dar a conhecê-lo e realizar rastreios cardiovasculares, com a participação dos núcleos de estudantes de Medicina (MedUBI) e de Ciências Farmacêuticas (MedUBI) da Universidade da Beira Interior (MedUBI). 

Com Barco e Coutada a entrarem na rota regular da Unidade Móvel de Saúde, a Mutualista Covilhanense passou este mês, assim, a servir 13 localidades do concelho da Covilhã. A Unidade Móvel de Saúde foi criada em 2016 para servir as populações das freguesias rurais do concelho, sobretudo as mais distantes e isoladas e onde o SNS não chega ou é insuficiente para responder às necessidades das populações. Atualmente, atua em Trigais, Aldeia de São Francisco de Assis, Barroca Grande, São Jorge da Beira, Minas da Panasqueira, Cambões, Vale da Cerdeira, Casal de Santa Teresinha, Pereiro, Sarzedo, Verdelhos e agora também no Barco e na Coutada. 

A Unidade Móvel de Saúde é um serviço que conta com mais de 25 parceiros, entre os quais diversas juntas de freguesia, instituições sociais e o Município da Covilhã.

Share This