/* title to get the post title */ function getPageTitle() { global $wp_query; return get_post_title($wp_query->post->ID); } /* Add shortcode */ add_shortcode('page_title', 'getPageTitle');

História

124 anos de grandes histórias

A Mutualista Covilhanense foi constituída por alvará em 7 de junho de 1930. Contudo, alguns dados disponíveis permitem afirmar que a sua génese remonta a 11 de Junho de 1895, existindo há 103 anos. Foi criada com o objetivo de “amparar os fracos que caíssem na doença”, pelo que presta desde enão assistência na área da Saúde. Na altura, tinha a denominação de “Associação de Socorros Mútuos Operária Covilhanense”.

Existia também naquela data e com os mesmos fins altruístas a “Associação Protetora dos Operários”, fundada em 25 de Março de 1882. Esta Associação mereceu mais tarde graças régias e passou a denominar-se “Real Associação de Socorros Mútuos Operária Covilhanense”.

Em fins de 1929, alguns associados da primeira, que também o eram da segunda, lembraram-se de fundi-las, considerando que a então legislação vigente, que ainda hoje regulamenta os organismos de socorros mútuos, advertia que a divisão de associações congéneres levaria, mais tarde ou mais cedo, à dispersão das mesmas, originando assim a sua fusão, que foi então homologada em 7 de Junho de 1930 com a denominação de Associação de Socorros Mútuos – “Mutualista Covilhanense”.

Em Outubro de 1998, a  Associação iniciou as suas atividades de apoio social a idosos com a valência de Centro de Dia, aberta à comunidade, e celebrou o respetivo acordo com o Centro Regional de Segurança Social. Viria a abrir a de Apoio Domiciliário um mês depois, com 15 idosos. Atualmente, a Mutualista Covilhanense dispõe de uma Estrutura Residencial com 40 camas, inaugurada em 2002, tem capacidade para integrar 36 pessoas em Centro de Dia e está preparada para prestar Apoio Domiciliário a 80.

A sua primeira sede social foi na Rua 1º de Dezembro, atrás da Câmara Municipal da Covilhã. Atualmente, a sua sede localiza-se na Rua João Capitão de Almeida, junto ao Largo do Calvário, concentrando a Estrutura Residencial e o Centro de Dia, bem como uma Rede de Serviços de Saúde, com um moderno Centro Clínico e uma Farmácia Social.

A Farmácia Social foi inaugurada em janeiro de 2013 e em setembro de 2016 passou a funcionar também como local de venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM). Só os associados continuam a usufruir de descontos até 10% em todos os medicamentos e produtos e a poderem adquirir medicamentos sujeitos a receita médica.

Em finais de 2016, a Mutualista Covilhanense introduziu num novo serviço na área da saúde: uma Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico, que opera sobretudo nas freguesias rurais do concelho da Covilhã e que conta com uma equipa multidisciplinar, das áreas de Medicina (Clínica Geral), Enfermagem, Farmacêutica, Psicologia e Ação Social, entre outros.

Ao longo dos anos, a Associação envolveu-se em muitos projetos de âmbito social, sendo parceira de várias entidades públicas e privadas com o objetivo de ajudar quem mais precisa.

Galeria dos

Presidentes

Share This