
DIA DA ESPIGA: da Solenidade à Saudade
O Dia da Espiga, também conhecido por Quinta-feira da Ascensão, foi na última quinta-feira (18 de maio). A data celebra a consagração da Primavera e, de acordo com a tradição católica, a subida de Jesus Cristo aos céus 40 dias após a ressurreição (Páscoa). Já lá vão os tempos em que este era o dia mais solene do ano e até feriado nacional… Neste episódio do “Inquietação Criativa”, seniores da nossa Estrutura Residencial (lar) e Centro de Dia lembram esses tempos em que o ponto alto era a saída para os campos para fazerem um ramo que incluía espiga e outras flores silvestres, como papoilas, malmequeres, alecrim ou oliveira…
UM DIA NO JORNAL DO FUNDÃO
O Inquietação Criativa “infiltrou-se” no grupo de seniores da nossa Estrutura Residencial (lar) e Centro de Dia que visitou as instalações do Jornal do Fundão e traz-lhe um episódio com os melhores momentos passados na redação e no arquivo do semanário… Uma experiência única para os nossos utentes, para quem o jornal fundado em 1946 por António Paulouro é uma referência de sempre nas suas vidas. Ah… e tem mesmo de ouvir até ao fim porque recuperámos o antigo hino do semanário, lançado há cerca de meio século, para fechar em grande este 13º episódio do Inquietação Criativa.
A VER A BANDA PASSAR
A ver a Banda passar… seniores e funcionários, em clima de grande festa, na rua e a partir das janelas engalanadas com colchas. O “Inquietação Criativa” acompanhou este grande momento que aconteceu no 1º de Maio e que juntou a Banda da Covilhã e a União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB) à porta da Mutualista Covilhanense para a já tradicional homenagem às mães a trabalhar no Dia do Trabalhador e a residir na nossa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (lar). Ora clique no play para ouvir.
RAZÕES PARA ACREDITAR
Uma vez por mês, distribuímos cabazes alimentares ao abrigo do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), instrumento nacional de combate à pobreza e à exclusão social financiado pelo Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas e pelo Instituto da Segurança Social. Fazemo-lo desde 2017! Nos concelhos da Covilhã e Belmonte, o programa tem o Município da Covilhã como entidade organizadora e envolve mais sete entidades, todas na qualidade de mediadoras, entre as quais a Mutualista Covilhanense. Em 2022, a Mutualista entregou alimentos a uma média de 43 agregados familiares mensalmente, num total de 92 pessoas apoiadas. O “Inquietação Criativa” acompanhou a última distribuição alimentar e ouviu vários intervenientes, entre os quais beneficiários. Venha daí conhecer esta iniciativa, naquele que é o 11º episódio do nosso podcast.
POR ONDE ANDAS, LIBERDADE?
O episódio desta semana do “Inquietação Criativa” é dedicado ao 25 de abril!
Neste 49º aniversário da Revolução de Abril, Paula Charro ouve vários seniores da nossa Estrutura Residencial (lar) e Centro de Dia, bem como associados, todos com mais de 80 anos de idade, sobre as memórias que guardam dos tempos da ditadura, a revolução e os desafios da democracia.
MEMÓRIAS DE UM BEIJO
Por ocasião do Dia do Beijo, celebrado internacionalmente a 13 de abril, seniores da Estrutura Residencial (lar) e do Centro de Dia da Mutualista Covilhanense confidenciaram ao “Inquietação Criativa” os seus primeiros beijos românticos, dados noutros tempos, há mais de 50 anos, na maioria roubados… Venha daí ouvir o “Memórias de um beijo”, o nono episódio deste podcast.
Balbina, a cerzideira de afetos
Maria Balbina dos Anjos tem 93 anos e é uma das associadas mais antigas da Mutualista Covilhanense, com o número 11. Todos os dias sai de casa para ajudar os qua mais precisam, cudar dos animais de rua e rumar ao cemitério da Covilhã para lembrar os que ama e que há muito partiram. Perdeu tudo na vida. Ao invés de se revoltar e maldizer a sorte, encontrou 3 boas razões para sobreviver à dor de ter perdido toda a família… Neste episódio, o “Inquietação Criativa” dá-lhe a conhecer Maria Balbina dos Anjos.
TANTOS & MAIS 1 A (EN)CANTAR
Criado há mais de 20 anos por António Rebordão, na altura no seio do Espaço das Idades, o grupo de cantares Tantos & Mais Um já teve outros elementos, outros instrumentos e até outro nome. Em 2014 foi apadrinhado pela Mutualista Covilhanense. O coletivo de música tradicional portuguesa é formado por António Rebordão, Pedro Gato, Helena Ventura e Gonçalo Rebordão, o seu membro mais jovem, de apenas 13 anos de idade. O “Inquietação Criativa” foi ao último ensaio do grupo e traz-lhe um episódio que é uma conversa com os quatro, com muita música à mistura.
MODELO AOS 80 ANOS
A covilhanense Astrigilda Gonçalves estava longe de imaginar que um dia viria a realizar uma sessão fotográfica para a revista “Cristina”. A convite do estilista Filipe Ferreira, a antiga professora de trabalhos oficinais aceitou ser modelo por um dia, aos 80 anos de idade. O “Inquietação Criativa” desta semana é uma conversa com Astrigilda Gonçalves sobre essa incrível aventura de ter sido modelo aos 80, numa sessão fotográfica cheia de glamour, publicada na revista de Cristina Ferreira no início de 2020.
OLHAR CLÍNICO SOBRE AS ALDEIAS DA CORDA DO RIO
O “Inquietação Criativa” esteve no Barco e na Coutada a auscultar a população, a propósito da introdução do serviço da Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense com médico, em parceria com a União de Freguesias. Oiça testemunhos, na primeira pessoa, sobre a importância de reforçar o serviço médico nestas duas aldeias localizadas na corda do Rio, assim como o do Presidente da União de Freguesias, Vítor Fernandes, e de estudantes de Medicina e de Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior que nos acompanharam na primeira deslocação através dos respetivos núcleos, o MedUBI e o UBIPharma. Passam, assim, a ser 13 as localidades do concelho da Covilhã servidas pela Unidade Móvel de Saúde.
MUTUALISTA A ENCURTAR DISTÂNCIAS
Duas vezes por mês, a Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense desloca-se a Trigais, anexa da Erada, uma das aldeias mais isoladas e distantes do concelho Covilhã, e fá-lo há já quase 6 anos. São cerca de 40 quilómetros separados por curvas e contracurvas, numa viagem que dura uma hora. Aqui, nesta aldeia com cerca de 50 pessoas, onde só vive uma criança, o posto de saúde encerrou há mais de 15 anos e não há transportes públicos… O “Inquietação Criativa” esteve à conversa com a população de Trigais e o resultado é este episódio.
MUTUALISTA SOBRE RODAS
O “Inquietação Criativa” continua na estrada neste terceiro episódio, desta vez a acompanhar a Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Social e Psicológico em dia de consultas médicas com o clínico João Carlos Lima. Lançada em 2016, a nossa Unidade Móvel de Saúde chega atualmente a várias freguesias rurais do concelho da Covilhã. São já 11 as localidades servidas. Venha daí… embarque também nesta viagem.
Farmácia à sua Porta, um serviço que importa
O Inquietação Criativa foi até à Barroca Grande, Minas da Panasqueira e São Jorge da Beira à boleia do “Farmácia à sua Porta”, o serviço gratuito de entrega de medicamentos a associados da nossa Farmácia que percorre várias freguesias do concelho numa viatura 100% elétrica. Lançado em 2020, este é um serviço que chega a algumas das populações mais isoladas e distantes do concelho, a cerca de uma hora de distância da cidade da Covilhã. O Inquietação Criativa esteve à conversa com vários dos beneficiários desde serviço que moram nestas aldeias, para quem o “Farmácia à sua Porta” importa… e muito!
RECEITA PARA UM BOM PODCAST
Neste episódio 1, uma indisposição / inquietude leva Paula Charro ao consultório médico do Dr. João Carlos Lima, um dos três médicos da Mutualista Covilhanense à disposição dos associados. Diagnóstico: inquietação criativa. Receita: um podcast por semana, para aviar na Farmácia da Associação. Oiça a receita para entrarmos na sua casa, carro ou trabalho semanalmente com o “Inquietação Criatuva”, novo podcast da Mutualista Covilhanense disponível todas as segundas-feiras a partir das 21h.
PAPÉIS INVERTIDOS
Este é o piloto do Inquietação Criativa, o novo podcast da Mutualista Covilhanense, de periodicidade semanal, que vai dar a conhecer a Associação por dentro. Lançado no Dia Mundial da Rádio, neste piloto invertem-se os papéis: Paula Charro, com um percurso na rádio de 36 anos, é entrevistada por Nelson Silva, presidente do Conselho de Administração da Mutualista Covilhanense. A conversa é sobre a Rádio e o novo podcast, no dia em que Paula Charro troca as ondas hertzianas pelas ondas da internet.