Mensagem do Presidente da Direção

«Tal como há 128 anos, são os fins altruístas que ditam o nosso quotidiano»

A Mutualista Covilhanense assume-se como um dos principais agentes da Economia Social na região, pautando a sua intervenção com grande sentido de responsabilidade e missão em três áreas estruturais: Saúde, 3ª Idade e Migrações. Tal como há 128 anos, são os princípios mutualistas e fins altruístas que ditam o nosso quotidiano.

As nossas equipas trabalham diariamente norteadas por valores e práticas mutualistas, empenhando-se com seriedade, competência e acima de tudo com humanismo para proporcionar a todos os que connosco se cruzam serviços, modalidades e valências de grande qualidade.

A instituição a que tenho a honra de presidir desde meados de 2014 é a única mutualidade em toda a Beira Interior. Dispomos de uma Rede de Serviços de Saúde de excelência, constituída por um Centro Clínico com várias especialidades e que alberga inclusive a pioneira Unidade de Fibromialgia e de Síndrome Central e Dor Crónica, uma Farmácia e uma Unidade Móvel de Saúde com serviço médico na área da Medicina Geral e Familiar que serve populações das freguesias rurais do concelho da Covilhã. A Saúde está, aliás, na génese desta associação. Com história associativa que remonta a 1895, a instituição foi fundada em 1930 para “amparar os fracos que caíssem na doença”. Mais tarde, já na década de 80, viria a criar respostas sociais de apoio à 3ª Idade com acordos de cooperação com a Segurança Social: o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário. Em 2002 abria as portas da sua Estrutura Residencial para Pessoas Idosas – valências em que também somos, de resto, uma referência de boas práticas na região. Evidência disso é, por exemplo, a cerificação de qualidade em Serviço de Apoio Domiciliário (ISO9001) desde 2021, primeira valência do género no distrito de Castelo Branco a obter este selo.

Em 2020, começámos a atuar também na área das Migrações em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações e o Instituto de Segurança Social através de respostas e projetos instalados num edifício localizado no centro histórico da cidade e que recuperámos em 2019 – a que demos o nome de Casa Moura, em homenagem à família Costa e Moura que cerca de uma década antes nos doou o imóvel. Atualmente, a Casa Moura acolhe uma Estrutura de Acolhimento Temporário e o Balcão de Apoio ao Migrante. Para além destas valências, temos ainda dois Apartamento de Autonomização protocolados com a Segurança Social com a missão de auxiliar jovens estrangeiros não acompanhados na transição para a idade adulta e integração socioprofissional.

Ao longo dos anos, temo-nos envolvido em inúmeros projetos de âmbito social, firmando parcerias com várias entidades públicas e privadas em prol da inclusão social e do desenvolvimento do concelho da Covilhã. Somos uma instituição que investe no trabalho em rede e que reconhece a importância dos seus parceiros para juntos fazermos a diferença na comunidade. Daí que atualmente tenhamos perto de uma centena de parceiros a nível local, regional e nacional. Merecer o apoio e a confiança de tantas entidades ao longo de todo este tempo tem sido fundamental para os resultados que temos vindo a alcançar através da nossa atuação. Na última década, entre 2013 e 2023, fomos distinguidos com 17 prémios nacionais, distinções atribuídas a diversos projetos que impulsionaram fortemente a nossa intervenção.

Somos uma instituição atenta às realidades e necessidades emergentes, em constante adaptação aos novos contextos, desafiando o futuro. A Mutualista Covilhanense é, por tudo isto, um desafio diário e constante para todos nós, desde o Conselho de Administração a cada um dos profissionais que integra a nossa vasta e multidisciplinar equipa. Ostentamos com orgulho a nossa herança e este presente sólido, mas sempre de olhos postos no futuro, confiantes de que é possível a cada novo dia fazermos ainda mais e melhor.

Orgãos Sociais

Quadriénio 2022/26

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente

Nelson Silva

Vogais

Fernando Alexandre
António Rebordão
António Valezim Dias
Luís Filipe Pessoa

 

Mesa da Assembleia Geral

Presidente

João Morgado

1ª Secretária

Sara Rebordão

2ª Secretário

Paula Charro Pinheiro

Conselho Fiscal

Presidente

Tânia Correia

Vogais

Ricardo Quelhas
Mário Mouro

Visão

Ser uma Mutualista exemplar, com reconhecido valor na sociedade regional, com oferta de serviços pensada para facilitar, ajudar, apoiar e alavancar a vida dos covilhanenses.

Missão

Prestar serviços de excelência na área social, promovendo a melhoria contínua da qualidade de vida da população. Todos os utentes e associados têm os mesmos direitos e a mutualidade e reponsabilidade social são focos constantes nas actividades diárias.

Valores

Equidade: promover a todos a igualdade no acesso aos cuidados independentemente da condição social, económica ou religiosa.

Ética: respeito pelos valores éticos e deontológicos relativos ao exercício da actividade de modo a prestar um serviço digno.

Rigor e Transparência: consolidar o rigor institucional através de uma relação de transparência e credibilidade entre todos os intervenientes.

Qualidade e Eficiência: apostar na qualidade dos serviços prestados sem descurar a eficiência e a sustentabilidade económica.

Política de Qualidade

– Assegurar a identificação e a satisfação das necessidades expressas dos utentes e familiares;

– Melhorar a qualidade de vida dos utentes e familiares;

– Fomentar a inovação, criatividade e a gestão participativa de forma a melhorar continuamente a eficácia dos processos e do Sistema de Gestão da Qualidade;

– Cumprir os requisitos legais e outros referenciais aplicáveis para a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade. 

 

Mutualismo

O que é uma Associação Mutualista?

Uma mutualidade ou associação mutualista é uma entidade do Terceiro Setor que visa o auxílio recíproco, atuando mediante o conceito de Mutualismo, doutrina social e económica que defende que as necessidades de saúde e proteção social dos indivíduos se satisfazem através de uma ação integrada e solidária do conjunto de cidadãos.

A integração numa associação desta natureza implica o pagamento de quotas por parte do associado, para quem são implementados e desenvolvidos serviços e produtos complementares aos sistemas públicos de Saúde e Segurança Social. Sem finalidade lucrativa, uma associação mutualista privilegia princípios como a liberdade, a democracia e a solidariedade. O lucro obtido nas instituições desta natureza é reinvestido nas próprias

A Mutualista Covilhanense é a única associação mutualista existente em toda a Beira Interior. Fundada em 1930 com o objetivo de “amparar os fracos que caíssem na doença”, tem forte vocação na área da Saúde.

A Instituição é membro da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), que engloba 2,5 milhões de beneficiários.

No final de 2015, a Mutualista Covilhanense foi também eleita para o Conselho de Administração da Mutuália – Federação Mutualista, onde é vogal. O seu representante é o vice-presidente, Fernando Alexandre.

PRÉMIOS NACIONAIS

BPI La Caixa Capacitar
2023

Atribuído por: União das Mutualidades Portuguesas
Projeto “MentALdeias”

Apoio financeiro para projetona área da saúde mental destinado a populações de freguesias rurais do concelho da Covilhã

INOVAR PARA MELHORAR
2023

Atribuído por: União das Mutualidades Portuguesas
Projeto “+Tempo”

Prémio de reconhecimento atribuído a projetos considerados modelos de inovação
e uma boa prática do movimento mutualista, podendo ser seguidos por outras mutualidades, contribuindo para o desenvolvimento da Economia Social.

INOVAR PARA MELHORAR
2022

Atribuído por: União das Mutualidades Portuguesas
Projeto “Projeto C/JENA”
(Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens
Estrangeiros Não Acompanhados)

Prémio de reconhecimento atribuído a projetos considerados modelos de inovação
e uma boa prática do movimento mutualista, podendo ser seguidos por outras mutualidades, contribuindo para o desenvolvimento da Economia Social.

MOBILIDADE SOLIDÁRIA
2022
Atribuído por: Fundação EDP

Apoio financeiro para aquisição de um carro de 5 lugares 100% elétrico, instalação de uma wallbox; e subsídio em eletricidade

CAIXA SOCIAL
2021

Atribuído por: Caixa Geral de Depósitos
Projeto “Cuidados de Proximidade Saúde +”

Apoio financeiro para combater e minimizar o impacto da pandemia Covid-19, através de ações como a criação de um Gabinete Itinerante de Prevenção e Combate à doença, a realização de testes laboratoriais ou a instalação e testagem de uma tecnologia de monitorização à distância da saúde e ambiente domiciliário de seniores. 

MANUEL ANTÓNIO DA MOTA
2020

Atribuído por: Fundação Manuel António da Mota
Projeto “Vida + em Meio Rural”

Apoio financeiro destinado a mitigar os efeitos da crise pandémica (Covid-19) em freguesias rurais do concelho da Covilhã, reforçando a atuação da Associação, em particular através da prestação de cuidados ao domicílio com enfoque nas áreas psicossocial e da saúde.

GULBENKIAN CUIDA
2020

Atribuído por: Fundação Calouste Gulbenkian e ISS
Projeto “Cuida com Amor –
Protege com Afeto”

Apoio financeiro para projeto de auxílio aos seniores em tempos de pandemia Covid-19 (linha de apoio psicossocial, bolsa de voluntariado, vídeoconsultas médicas, “Farmácia à sua Porta”, etc)

BPI LA CAIXA SENIORES
2020

Atribuído por: Banco BPI / Fundação La Caixa
Projeto “Vida + ao Domicílio”

Apoio financeiro para reforço da prestação de serviços domiciliários integrados na cidade da Covilhã, para mitigar os efeitos da pandemia (Covid-19) e promover um envelhecimento mais autónomo e saudável, com recurso a uma equipa multidisciplinar e tecnologia.

MAIS AJUDA
2020

Atribuído por: Lidl Portugal
Projeto “Mutualista c/ as Crianças
nas Aldeias”

Apoio financeiro para projeto nas áreas da saúde infantil (programa de saúde) e educação ambiental (c/ videojogo em 3D) nas freguesias rurais do concelho da Covilhã.

ENVELHECIMENTO ATIVO
2018

Atribuído por: CCDRC e Ageing@Coimbra
Projeto “Unidade Móvel de Saúde
(categoria Saúde +)”

Prémio atribuído a projetos que promovam o envelhecimento ativo e saudável na Região Centro, com o objetivo de divulgar e reconhecer bons exemplos promovidos por entidades do setor privado e público.

BPI La Caixa Seniores
2018

Atribuído por: Banco BPI
Projeto “Jovens e Idosos num clique”

Apoio financeiro para criação de uma Sala Multimedia, numa iniciativa destinada a combater a exclusão digital e o isolamento de idosos; tem como parceiros a Escola Sec. Quinta das Palmeiras e o Laboratório NetGNA (UBI/Instituto Telecomunicações

Fidelidade Comunidade
2017

Atribuído por: Grupo Fidelidade
Projeto “Envelhecer com Fidelidade”/Unidade Móvel de Saúde”

Apoio financeiro para criação de uma Oficina de Atividades Itinerante pelas localidades servidas pela Unidade Móvel de Saúde e para expansão do serviço médico prestado.

Inovar para Melhorar
2017

Atribuído por: União das Mutualidades Portuguesas
Projeto “No Horizonte das Demências”

Prémio de reconhecimento atribuído a projetos considerados modelos de inovação e uma boa prática do movimento mutualista, podendo ser seguidos por outras mutualidades, contribuindo para o desenvolvimento da Economia Social.

Valor Social
2017

Atribuído por: Fundação Cepsa
Projeto “No Horizonte das Demências”

 Prémio de reconhecimento e incentivo de iniciativas que favorecem a inclusão e o bem-estar de pessoas desfavorecidas e apoio financeiro para a sua execução.

1º Prémio

“BPI Sénior”
2016

Atribuído por: Banco BPI
Projeto “Unidade Móvel de Saúde”

Prémio de reconhecimento atribuído a projetos que melhoram a qualidade de vida dos seniores e o envelhecimento ativo e apoio financeiro para a sua execução.

“Inovar para Melhorar”
2016

Atribuído por: União das Mutualidades Portuguesas
Projeto “Unidade Móvel de Saúde”

Prémio de reconhecimento atribuído a projetos considerados modelos de inovação e uma boa prática do movimento mutualista, podendo ser seguidos por outras mutualidades, contribuindo para o desenvolvimento da Economia Social.

MISSÃO SORRISO
2014

Atribuído por: Continente
Projeto: “Idoso + Por uma sociedade inclusiva”

Apoio financeiro para implementação de uma Sala Snoezelen e requalificação do Espaço Exterior da Instituição

“Inovar para Melhorar”
2013

Atribuído por: União das Mutualidades Portuguesas
Projeto “Vários (geral)”

Prémio de reconhecimento atribuído a projetos considerados modelos de inovação e uma boa prática do movimento mutualista, podendo ser seguidos por outras mutualidades, contribuindo para o desenvolvimento  da Economia Social.

“Missão Sorriso”
2013

Atribuído por: Continente
Projeto “Vida Ativa+”

Apoio financeiro para dinamização da Sede Histórica e implementação de projeto de Teleassistência ao Domicílio

Fale Connosco

Sede


Rua Capitão João de Almeida, N.9

6200-365 Covilhã

geral@mutualista-covilhanense.pt

275 310 870
(chamada rede móvel nacional)

Farmácia

Rua Capitão João de Almeida, N.9
6200-365 Covilhã

275 327 353
(chamada rede móvel nacional)

Centro Clínico

Rua Capitão João de Almeida, N.9
6200-365 Covilhã

275 310 875
(chamada rede móvel nacional)

 

Estrutura Residencial

Centro de Dia

Apoio Domiciliário

Rua Capitão João de Almeida, N.9
6200-365 Covilhã

275 310 870

(chamada rede móvel nacional) 

Casa Moura
Departamento de Inovação Social

Av. de Santarém, N67
6200-198 Covilhã

926 470 684
(chamada rede móvel nacional)

 

Estrutura de Acolhimento Temporário
acolhimentocasamoura@mutualista-covilhanense.pt

Balcão de Apoio ao Migrante
balcao.migrante@mutualista-covilhanense.pt

Gabinete de Inovação Social
inovacaosocial@mutualista-covilhanense.pt

Share This