/* title to get the post title */ function getPageTitle() { global $wp_query; return get_post_title($wp_query->post->ID); } /* Add shortcode */ add_shortcode('page_title', 'getPageTitle');

Programas Sociais

Ao longo dos anos, a Mutualista Covilhanense tem-se envolvido em muitos projetos de âmbito social, sendo parceira de várias entidades públicas e privadas com o objetivo de ajudar quem mais precisa. Estão atualmente em execução os projetos Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (entidade mediadora), Programa de Emergência Social, Programa de Saúde Visual e Auditiva “OuViste? – Ver mais, Ouvir melhor”, No Horizonte das Demências, Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Psicológico e Social e, ainda, Cuida com Amor – Protege com Afeto

Programa de Apoio
às Pessoas Mais Carenciadas

Em parceria com mais sete entidades, a Mutualista Covilhanense foi uma das grandes impulsionadoras da implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) nos concelhos da Covilhã e Belmonte, através do qual é possível assegurar ajuda alimentar mesmo depois da decisão do Governo de acabar com as Cantinas Sociais.

A Mutualista Covilhanense é uma das entidades mediadoras, distribuindo mensalmente cabazes alimentares pelos beneficiários do POAPMC. A entidade coordenadora do projeto nos dois concelhos é a Câmara Municipal da Covilhã. São ainda parceiros neste Programa, como entidades mediadoras, a Câmara Municipal de Belmonte, o Centro de Convívio e Apoio à 3.ª Idade do Tortosendo, o Centro Social Nossa Sra. da Conceição (Vila do Carvalho), o Centro Social e Comunitário do Peso, a Fundação Anita Pina Calado e o Centro Social de Verdelhos. O POAPMC permite ajudar atualmente com cabazes alimentares 358 pessoas dos dois concelhos.

Cuida com Amor – Protege com Afeto

 

 

Ciente da importância de proteger e auxiliar os seniores no contexto da pandemia provocada pela Covid-19, a Mutualista Covilhanense desenvolve desde maio de 2020 o projeto “Cuida com Amor – Protege com Afeto”, com o apoio da Fundação Calouste Gukbenkian através da sua iniciativa “Gulbenkian Cuida”. 
O projeto contempla uma linha telefónica para apoio psicossocial (nº 927 492 559), disponível de 2ª-feira à 6ªa-feira das 9h às 12h15, uma bolsa de voluntariado para ajudar os seniores em vários domínios (compras, recados, pagamento de compras, etc), entrega gratuita de medicamentos ao domicílio (iniciativa “Farmácia à sua Porta”), videoconsultas médicas a partir do Centro Clínico, entre outras ações.

Programa de Emergência Social

A Mutualista Covilhanense desenvolve o Programa de Emergência Social desde 2014. O programa foi criado nesse ano em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, com o objetivo de combater à fome, a exclusão social e ao isolamento de idosos.

Desde então que a Associação desenvolve o Programa de Emergência Social, que foi também apoiado pelo Município da Covilhã em 2016 e 2017. 

Atualmente, através do seu Gabinete de Ação Social, a Mutualista Covilhanense apoia quem mais precisa, dando respostas aos casos sociais com que se depara e também efetuando o devido acompanhamento e encaminhamento.  

Programa “OuViste?
Ver melhor, ouvir mais”

Lançado em janeiro de 2019, o “OuViste? – Ver melhor, Ouvir mais” é um programa de saúde visual e auditivo que tem vindo a ser executado em parceria com o Grupo Ópticas Lince e a Clínica Oftalmológica M. A. Dias dos Santos. 
Integrado no projeto da Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Psicológico e Social da Mutualista Covilhanense e com extensão ao Centro Clínico da Associação, o “OuViste?” visa prevenir, diagnosticar, corrigir e combater défices visuais e auditivos através de consultas de optometria e de audiologia gratuitas, realizadas por profissionais qualificados. No campo visual, um dos grandes objetivos é o de diagnosticar doenças silenciosas que causam cegueira, com especial incidência na população mais idosa e com limitações físicas ou geográficas de acesso.

Horizonte das Demências 

 

 

Foi em 2017 que a Mutualista Covilhanense criou nas suas instalações 2 equipamentos de combate às demências, com o apoio do Grupo Fidelidade, através do prémio Fidelidade Comunidade: a sala snoezelen, totalmente equipada, e o GAFPDA – Gabinete de Apoios aos Familiares e Pessoas Doentes de Alzheiner, com uma equipa multidisciplinar. 
Os dois equipamentos fazem parte do projeto “No Horizonte das Demências”, que a Mutualista Covilhanense desenvolve desde então. Tanto a Sala Snoezelen como o GAFPDA estão abertos à população em geral, assim como às instituições sociais do concelho da Covilhã. Os serviços são prestados gratuitamente.
Share This