/* title to get the post title */ function getPageTitle() { global $wp_query; return get_post_title($wp_query->post->ID); } /* Add shortcode */ add_shortcode('page_title', 'getPageTitle');

Programas Sociais

Ao longo dos anos, a Mutualista Covilhanense tem-se envolvido em muitos projetos de âmbito social, sendo parceira de várias entidades públicas e privadas com o objetivo de ajudar quem mais precisa. Estão atualmente em execução os projetos Teleassistência ao Domicílio, Programa de Emergência Social, Hortas Sociais, Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (entidade mediadora) e Programa de Saúde Visual e Auditiva “OuViste? – Ver mais, Ouvir melhor”.

Programa de Apoio
às Pessoas Mais Carenciadas

Em parceria com mais sete entidades, a Mutualista Covilhanense foi uma das grandes impulsionadoras da implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) nos concelhos da Covilhã e Belmonte, através do qual é possível assegurar ajuda alimentar mesmo depois da decisão do Governo de acabar com as Cantinas Sociais.

A Mutualista Covilhanense é uma das entidades mediadoras, distribuindo mensalmente cabazes alimentares pelos beneficiários do POAPMC. A entidade coordenadora do projeto nos dois concelhos é a Câmara Municipal da Covilhã. São ainda parceiros neste Programa, como entidades mediadoras, a Câmara Municipal de Belmonte, o Centro de Convívio e Apoio à 3.ª Idade do Tortosendo, o Centro Social Nossa Sra. da Conceição (Vila do Carvalho), o Centro Social e Comunitário do Peso, a Fundação Anita Pina Calado e o Centro Social de Verdelhos. O POAPMC permite ajudar atualmente com cabazes alimentares 358 pessoas dos dois concelhos.

Hortas Sociais

 

 

A Mutualista Covilhanense, habituada a implementar respostas sociais para os mais carenciados, aproveitou os terrenos de uma quinta de que é proprietária nas proximidades do quartel de bombeiros, localizada na Avenida de Santarém, e a título gratuito cedeu parcelas de terra para cultivo de hortaliças e outros frescos.

Algumas famílias carenciadas têm desenvolvido culturas e surgem continuamente novos pedidos para cultivo de terras. A Mutualista encarrega-se de proporcionar as ferramentas e equipamentos necessários para o desenvolvimento destas culturas e suporta as despesas resultantes das manutenções destes equipamentos.

Programa de Emergência Social

A Mutualista Covilhanense e a Câmara Municipal da Covilhã são parceiras no combate à fome, à exclusão social e ao isolamento de idosos, através do Programa de Emergência Social, firmado pela primeira vez em 2014.

Desde então que a Associação desenvolve o Programa de Emergência Social, que foi também apoiado pelo Município da Covilhã em 2016 e 2017. Em 2015 foram ajudadas diretamente 350 pessoas e em 2016 um total de 435.

Atualmente está em execução o Programa de Emergência Social de 2018.

 

Programa “OuViste?
Ver melhor, ouvir mais”

Desde janeiro de 2018 que a Mutualista Covilhanense desenvolve o Programa de Saúde Visual e Auditiva “OuViste? – Ver melhor, Ouvir mais”, através de uma parceria com o Grupo Ópticas Lince e a Clínica Oftalmológica M. A. Dias dos Santos.

O “OuViste?” está integrado no serviço da Unidade Móvel de Saúde e tem extensão ao Centro Clínico da Mutualista Covilhanense. Este novo projeto consiste na realização de consultas de optometria e de audiologia totalmente gratuitas nas aldeias servidas pela Unidade Móvel de Saúde e também no Centro Clínico (às quintas-feiras) por parte de profissionais especializados. Este programa visa prevenir, diagnosticar, combater e corrigir défices visuais e auditivos, com especial enfoque na deteção atempada de patologias do foro visual ou ocular associadas ao envelhecimento que quando não detetadas atempadamente provocam cegueira.

Share This