Promover o desenvolvimento psicossocial e o bem-estar das populações das aldeias do concelho da Covilhã atingidas pelo violento incêndio de 2022 na Serra da Estrela é o principal objetivo do “MentALdeias”, novo projeto da Mutualista Covilhanense apresentado publicamente no último dia 5 de janeiro. 

Apoiado pela Fundação La Caixa e Banco BPI, através dos Prémios BPI La Caixa Capacitar 2023, que a instituição venceu em setembro, o projeto contempla Verdelhos, Sarzedo, Atalaia, Orjais, Aldeia do Souto e Vale Formoso e tem como parceiros as Juntas das freguesias abrangidas e também o Centro de Apoio a Idosos do Sarzedo. O projeto foi apresentado através de um périplo pelas aldeias, com um programa de atividades aberto a entidades e comunicação social, e uma apresentação pública ao final do dia no auditório da associação que juntou todos os parceiros. 

“O incêndio atingiu freguesias onde já atuávamos antes com a Unidade Móvel de Saúde, populações que conhecemos bem, razão que nos levou a criar este projeto”, explicou Nelson Silva, Presidente do Conselho de Administração da Mutualista Covilhanense, ao acrescentar que outro móbil foi o facto de “por norma, após uma situação de calamidade e o levantamento dos danos materiais, a vertente da saúde mental acaba por ser descurada”.

O “MentALdeias” atua a nível individual, comunitário e intercomunitário e é executado por uma equipa multidisciplinar da instituição, em articulação com os parceiros, englobando várias ações ao longo de 12 meses, tais como apoio psicológico, atividades de Psicologia, atividade física, animação sociocultural, encontros gastronómicos, iniciativas de índole cultural, entre outros. Na prática, a equipa desloca-se uma vez por semana a cada uma das aldeias para realizar as atividades.

O projeto começou a ser implementado no terreno ao longo do último trimestre de 2023, chegando em outubro a Verdelhos e ao Sarzedo, em novembro a Orjais e em dezembro a Aldeia do Souto e Vale Formoso. Durante o mês de janeiro será implementado também na Atalaia.

O incêndio de 2022 destruiu mais de 28 mil hectares do Parque Natural da Serra da Estrela e atingiu cinco concelhos, consumindo o equivalente a quase quatro por cento de toda a área ardida na Europa nesse ano. No concelho da Covilhã arderam cinco mil e oitocentos hectares, provocando prejuízos na ordem dos trinta e cinco milhões de euros. 

Share This