Foi aprovado por unanimidade, a 19 de março, o Relatório e Contas de 2023. A instituição registou um resultado líquido positivo e aumentou o seu património, proporcionando grande solidez à instituição. Os resultados permitem realizar a curto e médio prazo investimentos importantes, tais como a construção do condomínio sénior da Quinta da Ponte Terra ou a ampliação da sua sede e Centro Clínico.

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração | Nelson Silva

A Mutualista Covilhanense apresentou em 2023 um dos melhores resultados de sempre, reafirmando a sua capacidade de resiliência e de crescimento mesmo em tempos adversos como os que vivemos hoje.

Ao longo do ano, foi possível mitigar os impactos da escalada dos preços da energia e das matérias-primas e também do agravamento da inflação, provocados pela guerra na Ucrânia e consequente instabilidade dos mercados, graças a um controlo muito rigoroso da estrutura de custos, sobretudo ao nível das compras, e à procura incessante por novas fontes de proveitos. Foi por via deste trabalho diário, executado por uma vasta equipa, que conseguimos fechar o ano com um resultado líquido positivo e crescer nos proveitos.

Em paralelo ampliámos largamente o nosso património, hoje muito perto dos 3,5 milhões de euros, proporcionando à Associação grande solidez, o que lhe permitirá a curto e médio prazo realizar com segurança um conjunto de investimentos estruturantes para o seu crescimento futuro. Exemplo disso são o projeto de construção do Condomínio Sénior a localizar no terreno adquirido na Quinta da Ponte Terra ou a ampliação do edifício-sede, em particular do Centro Clínico e da Unidade de Fibromialgia, uma vez que a Instituição comprou a casa contígua à sede e vai avançar em 2024 com a sua requalificação.

À semelhança do que vem acontecendo desde 2014, a atividade da Instituição continuou a crescer em todas a frentes, nas áreas da Saúde, das valências da 3ª Idade e nas Migrações. A Farmácia voltou a incrementar as vendas, melhorou a margem e ainda atribuiu aos associados um total de 25,8 mil euros através dos descontos diretos. Os serviços de Saúde registaram a maior afluência de sempre, com um total de mais de 61 mil atendimentos, e o Centro Clínico reforçou o seu posicionamento como alternativa no que respeita à especialidade de Medicina Geral e Familiar.Quanto à Unidade Móvel de Saúde e de Apoio Psicológico e Social, houve 9 novas localidades do Concelho da Covilhã que passaram a integrar a sua rota em 2023, valência que serve agora um total de 20. Numa altura em que o SNS se depara com as dificuldades conhecidas, a procura pela especialidade de Medicina Geral e Familiar disparou nas freguesias rurais, com o número de consultas realizadas a aumentar 67,7% face ao ano anterior. Mesmo nas circunstâncias extraordinárias que atravessamos, a Associação não só deu continuidade ao seu trabalho social como o ampliou a sua atuação nas freguesias rurais.

Em 2023 recebemos também mais 3 prémios nacionais. Um deles, o BPI La Caixa Capacitar, levou-nos a expandir o nosso trabalho social, ao apoiar um novo projeto, lançado no último trimestre: o “MentALdeias – Apoio Psicossocial Pós-Incêndios”, destinado às populações das aldeias do Concelho afetadas pelo violento incêndio de 2022 na Serra da Estrela, com parte do território a coincidir com freguesias onde já intervínhamos com a Unidade Móvel de Saúde. Os outros dois prémios foram de reconhecimento a projetos em curso nas respostas sociais de apoio à 3ª Idade: o “Inovar para Melhorar”, atribuído pela União das Mutualidades Portuguesas ao “+Tempo – Vida diária sem papel” (financiado pela Fundação Manuel António da Mota); e o Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro – Menção Honrosa, da CCDR Centro, que distinguiu o “Serviço de Apoio Domiciliário – Equipa Multidisciplinar” na categoria Saúde +.

O notável trabalho realizado pelo Gabinete de Inovação Social ao nível de candidaturas a prémios e projetos, a abertura da Estrutura de Acolhimento Temporário na Casa Moura e a continuidade da aposta na implementação de medidas alinhadas com os critérios ESG (Environment Social Governance) marcaram também o ano de 2023.

Com estes resultados, só possível graças ao contributo e desempenho dos trabalhadores, a quem no fecho de mais um ano volto a endereçar o meu mais profundo agradecimento em nome do Conselho de Administração, avançamos mais fortes rumo a 2024.  Prosseguimos juntos com a prudência indispensável face ao atual contexto económico-financeiro gravoso, mas também com a ousadia necessária que nos permita continuar a transformar as adversidades em novas oportunidades de crescimento.