Casa Moura e Migrações

No edifício localizado na Casa Moura, na Avenida de Santarém, no centro da Covilhã, funciona o Departamento de Inovação Social e Migrações com várias valências e serviços, sobretudo na área das Migrações.

A instituição estreou-se no domínio das Migrações em dezembro de 2020 com a abertura de uma Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (C/JENA), por onde passaram 32 menores de idade provenientes de campos de refugiados da Grécia, projeto concluído em finais de 2022 e que foi executado ao abrigo do compromisso assumido pelo Estado português de acolher 500 crianças e jovens em solo nacional.

Estrutura de Acolhimento Temporário

Após o projeto da Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (C/JENA), a Casa Moura passou em junho de 2023 a albergar uma Estrutura de Acolhimento Temporário (ETAT) com capacidade para 25 camas. Vocacionada para migrantes e refugiados já em solo nacional, a EAT é uma resposta protocolada com o Instituto de Segurança Social.

A missão da Mutualista Covilhanense é a de proporcionar transitoriamente acolhimento aos cidadãos estrangeiros e, em paralelo, promover a sua integração socioprofissional. As vagas ocupadas na EAT são definidas pelo instituto de Segurança Social, que realiza o encaminhamento de migrantes e refugiados para a valência.

acolhimentocasamoura@mutualista-covilhanense.pt

Apartamentos de Autonomização 

Ainda na área das Migrações e no seguimento do projeto da Casa de Acolhimento para Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (C/JENA), a Mutualista Covilhanense passou a dispor, em 2022, de uma nova resposta social contratualizada com a Segurança Social: um Apartamento de Autonomização, para auxiliar jovens na passagem à idade adulta. Este apartamento, localizado na cidade da Covilhã, é propriedade da associação e tem capacidade para 5 pessoas.

Em 2023, a Segurança Social deu luz verde para a criação de um segundo apartamento de autonomização na Covilhã, igualmente propriedade da instituição e com cinco vagas. 

apartamentoautonomia@mutualista-covilhanense.pt

Gabinete de Inovação
Social

O Gabinete de Inovação Social da Mutualista Covilhanense, aberto desde 2021, está também instalado na Casa Moura.

inovacaosocial@mutualista-covilhanense.pt   

Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas

Em parceria com mais sete entidades, a Mutualista Covilhanense foi uma das grandes impulsionadoras da implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) nos concelhos da Covilhã e Belmonte, através do qual é possível assegurar ajuda alimentar mesmo depois da decisão do Governo de acabar com as Cantinas Sociais.
A Mutualista Covilhanense é uma das entidades mediadoras, distribuindo mensalmente cabazes alimentares pelos beneficiários do POAPMC. A entidade coordenadora do projeto nos dois concelhos é a Câmara Municipal da Covilhã. São ainda parceiros neste Programa, como entidades mediadoras, a Câmara Municipal de Belmonte, o Centro de Convívio e Apoio à 3.ª Idade do Tortosendo, o Centro Social Nossa Sra. da Conceição (Vila do Carvalho), o Centro Social e Comunitário do Peso, a Fundação Anita Pina Calado e o Centro Social de Verdelhos.
É na Casa Moura que a Mutualista Covilhanense distribui mensalmente os cabazes alimentares.
Antes do POAPMC, a Mutualista Covilhanense serviu refeições aos mais desfavorecidos, mesmo antes do surgimento das Cantinas Sociais.

 

Share This